Uma vila cheia de tradições, Ponte de Lima é um encanto para quem lá passa. Com pessoas hospitaleiras, gastronomia saborosa, locais deslumbrantes, monumentos históricos, tradições que remontam ao passado e uma beleza incontornável, muitos são os motivos para se deixar apaixonar por esta terra. A Revista RUA convida-o a visitar uma das mais antigas vilas de Portugal e ficar a conhecer todos os seus encantos.

©Miguel Estima
Deixamos alguns exemplos:
O Carmo’s Boutique Hotel destaca-se pelo espaço luxuoso onde o passado, a modernidade e as raízes culturais convivem em perfeita harmonia. Este espaço prima pela tradição, a história, o requinte e o respeito pelo ambiente. O hotel tem quartos românticos e requintados e tendas suites glamorosas, uma piscina exterior, um restaurante que serve comida tradicional portuguesa no terraço e um spa com tratamentos de aromaterapia, todos os detalhes para se sentir uma verdadeira estrela.
Neste hotel existe uma variedade de programas à escolha, não só no spa, mas também inúmeras atividades ao ar livre, como um piquenique nas vinhas ou junto ao rio Lima.
Esta propriedade, que conta com uma vista magnífica sobre o Vale do Lima, é um Solar do século XVIII localizado nas encostas circundantes do rio. Rodeado de jardins classificados como históricos e de vinhas da casta Loureiro (vinho verde produzido na casa), esta casa senhorial é habitada pela família Calheiros há 700 anos. O reconhecido Conde de Calheiros, Francisco de Calheiros, é o anfitrião da casa.
Com uma localização e vista privilegiada, o Arc My Hotel proporciona aos visitantes uma estadia tranquila com vistas únicas sobre o Rio Lima e a Ponte Romana. Divide-se por duas casas totalmente recuperadas, ambas na Praça da Alegria, e está localizado a 300 metros do Museu do Brinquedo, do Museu Rural e dos jardins municipais que beneficiam de um parque infantil.
O Paço de Vitorino tem a sua origem no século XVI tendo sido completamente reconstruído no século XVIII e agora, recuperado, abre portas aos visitantes para contar as suas histórias. Em plena margem limiana, esta casa de família abre-se ao turismo oferecendo ambientes de campo, descontraídos e sofisticados, onde reflete a essência de uma cultura reservada e a sua monumentalidade é dada por uma beleza e calma inexplicável.
Com uma vista deslumbrante para o vale do Lima, no Cerquido Village & Spa encontra a simbiose perfeita para se aventurar por trilhos montanhosos e, simultaneamente, relaxar a ouvir a natureza.
Localizado a 17 km de Ponte de Lima, dispõe de um terraço para banhos de sol e vistas para a montanha, onde existe oportunidade de andar de bicicleta gratuitamente e a área é popular para passeios a cavalo.
Junto à área protegida das Lagoas de Bertiandos, esta casa senhorial minhota dos finais do século XVII está situada dentro de uma extensa propriedade agrícola a curta distância da vila de Ponte de Lima. Possui o ambiente característico de uma casa nobre portuguesa, a que se juntam as comodidades necessárias para um turismo de qualidade.
Uma vila cheia de encantos que conquista milhares de pessoas.

©Miguel Estima
O que visitar?
Conhecida pelo seu património cultural e natural, Ponte de Lima é cultura, é natureza, é modernidade, por isso, não faltam motivos para não saber o que visitar quando estiver nesta região.
Se é fã da natureza, percorra os percursos pedestres existentes que privilegiam o contacto com a natureza e a interpretação do meio ambiente. A grandiosa vegetação prolonga-se pelas ecovias construídas para que todos os utilizadores possam desfrutar de um passeio alegre e descontraído ao longo do rio Lima. Um local com paragem obrigatória é a zona das Lagoas de Bertiandos e de São Pedro de Arcos, classificada como paisagem protegida, fazendo parte da Reserva Ecológica Nacional que preserva floresta e fauna autóctone. Conta com parque de campismo, quinta pedagógica com várias atividades e percursos sinalizados.
Para quem é aventureiro, sugerimos experimentar andar de canoa pelo rio Lima, explorar a cavalo os recantos desta vila ou experimentar o golfe no Axis Golfe Ponte de Lima, usufruindo do contacto com a natureza.
Se o que o cativa é a beleza do património cultural e histórico, as opções não faltam. O verdadeiro cartão de visita quando falamos de beleza é a ponte romana e medieval, classificada como monumento nacional. À imagem da própria vila, também esta ponte tem origens bem antigas. A ponte é hoje em dia formada por dois troços distintos, um romano e outro medieval. Pensa-se que a ponte romana terá sido construída no século I d.C., já a medieval, de características góticas, terá sido concluída em 1370.
A Torre da Cadeia Velha, tal como o nome indica, foi um espaço de prisão no século XVI (D. Manuel I), e atualmente acolhe a Loja de Turismo, onde têm lugar algumas exposições temporárias.
A Igreja Matriz de Ponte de Lima foi erguida no século XV e remodelada em XVIII, conservando o seu precioso pórtico oval de estilo românico. No seu interior, sob um teto de madeira, mostra numerosas estátuas de diversas épocas e a capela de Nossa Senhora da Conceição, de estilo manuelino, onde se exibem dois altares barrocos. A abcissa direita está precedida por um arco renascentista de 1589.

Teatro Diogo Bernardes ©Nuno Sampaio
O Museu dos Terceiros encontra-se instalado em duas casas religiosas associadas à Ordem Franciscana: o extinto Convento de Santo António dos Capuchos e o edifício da Ordem Terceira de São Francisco. A parte remanescente do convento, fundado em finais do século XV pelo alcaide de Ponte de Lima, D. Leonel de Lima, é formada pela igreja, capela da Senhora da Graça e pela sacristia.
O Museu do Brinquedo Português é inteiramente dedicado ao brinquedo produzido em Portugal. Instalado na Casa do Arnado, junto à ponte romana, é o destino perfeito para pais e filhos passarem uma tarde muito divertida e com alguma nostalgia à mistura. A fascinante coleção permanente do Museu do Brinquedo Português reúne milhares de peças de brinquedos fabricados pela indústria portuguesa, desde os finais do século XIX até 1986.
O Teatro Diogo Bernardes foi construído em 1893 e inaugurado a 1896 com o impulso de um grupo de limianos. Trata-se de um teatro com arquitetura à italiana, restaurado e remodelado a partir de 1999, onde houve o cuidado de manter toda a estrutura inicial. Este teatro é palco de muitos espetáculos que dinamizam a terra limiana.
Uma vila cheia de dinamismo
Ainda dentro deste capítulo, Ponte de Lima é uma vila que atrai milhares de pessoas, seja em que altura do ano for. Conhecida pelas suas tradições peculiares, festas, romarias e atividades, venha descobrir connosco os pontos altos desta terra e marque na agenda os eventos futuros.
Todos os anos, nas vésperas do Corpo de Cristo, cumpre-se a tradição da Vaca das Cordas, onde milhares de pessoas aguardam para ver a vaca guiada por cordas, que segue por algumas ruas do centro histórico e termina no areal junto ao rio Lima.
A Feira do Cavalo, premiada pelo Turismo de Portugal, conquista relevância nacional e internacional, oferecendo aos visitantes a oportunidade de assistir a inúmeras provas, destacando-se as competições oficiais que pontuam para os campeonatos nacionais e ranking internacional. Esta feira foi criada com o objetivo de fortalecer a oferta da região a nível equestre, criando, assim, no Norte do país, uma dinâmica desportiva, cultural e turística.
Um evento em destaque entre maio e outubro, muito apreciado pelo público, é o Festival Internacional de Jardins. Promovendo o gosto e o culto pelo jardim e pela jardinagem, numa ligação profunda com a preservação do património e com a defesa do ambiente, este festival muda de tema todos os anos. No ano de 2013 obteve o prémio de Festival Internacional de Jardins no âmbito dos Garden Tourism Awards, integrado no evento internacional 2013 North American Garden Tourism Conference, em Toronto, no Canadá.
Considerada a maior festa de Ponte de Lima, as Feiras Novas já são uma referência nacional, atraindo milhares de visitantes oriundos dos mais diversos lugares. O povo que com a sua alegria e espontaneidade conquista toda a gente, o ambiente festivo, as rusgas, os cantares ao desafio, o folclore em qualquer canto da vila, os cortejos que nos remontam para o passado histórico transformam as Feiras Novas num momento único.
Durante o ano, existem as características festas das aldeias, destacando a tradicional Páscoa em Fontão, a romaria do Senhor da Saúde, a festa da Senhora da Boa Morte, entre outras romarias que dinamizam as aldeias desta terra limiana.
Onde comer?
Falar de Ponte de Lima é falar de gastronomia de excelência. Do simples e tradicional para o mais sofisticado, esta vila tem opções para todos os gostos e carteiras. A estrela desta região é o arroz de Sarrabulho, um prato rico em sabores e tradição. Outro prato, que divide as opiniões, é a lampreia, que pode ser cozinhada de diversas formas, com destaque para o Arroz de Lampreia e para a Lampreia à Bordalesa. O Bacalhau de Cebolada é também um prato tradicional estimado a nível popular. Para os mais gulosos, que gostam de uma boa dose de doçura, não podemos deixar de dar a sugestão do leite creme queimado.
Para que a comida seja apreciada com sucesso, estas iguarias devem ser acompanhadas pelos aromáticos vinhos desta sub-região que é considerada uma referência internacional na produção de vinhos verdes de excelência.
Deixamos algumas sugestões de restaurantes:
A Carvalheira
A Carvalheira abriu as portas em 1995 e é uma referência da gastronomia de Ponte de Lima. Com uma reputação única graças à qualidade da cozinha e do serviço, este espaço caracteriza-se por ser acolhedor e rústico, onde se podem provar as melhores iguarias da gastronomia regional minhota, cozinhadas em forno a lenha.
Restaurante Açude
Com uma magnífica vista sobre o rio Lima, o Restaurante Açude serve comida de excelência num ambiente romântico e acolhedor. Com uma variedade de entradas que já nos prepara para o que aí vem, seguimos para os pratos principais que são uma delícia, sempre acompanhados de uma garrafeira muito bem-dotada.
Taverna Vaca das Cordas
Este espaço é conhecido pelo seu ambiente acolhedor, pela decoração tradicional e pela comida caseira. O carismático nome dado a este estabelecimento é inspirado numa tradição da vila, a Vaca das Cordas. Muitos são os petiscos que o vai fazer deliciar-se neste restaurante. Polvo à galega, pezinhos de coentrada, favas com chouriço, cogumelos com presunto, chouriço ibérico, alheira de caça e uma grande variedade de queijos. Por encomenda, apresenta ainda vários pratos de excelência, como o arroz de pato, arroz de sarrabulho, arroz de bacalhau no forno, galo caseiro, polvo e lampreia (na sua época).
Restaurante Taberna Afonso
Uma casa tradicional, que privilegia a comida portuguesa, dispõe de umas excelentes instalações totalmente remodeladas ao dispor dos seus clientes para que todos se sintam confortáveis. Destaca-se pelo excelente bacalhau assado na brasa acompanhado com batata cozida com pele e regado com azeite de grande qualidade. Além do bacalhau, ainda têm outras especialidades como o leitão assado, o costeletão e o lombo de boi na brasa.
Cozinha Velha
O restaurante Cozinha Velha é dedicado especialmente à cozinha regional portuguesa e dotado de uma generosa lareira antiga, perfeita para os dias mais frios. De todas as especialidades destaca-se o cabrito e o leitão, assados em forno a lenha, seguidos de favas fumadas e enchidos tradicionais. Para sobremesa, opte pelo tradicional pudim de Abade de Priscos.
Nem só de restaurantes esta vila é feita e, por isso, deixamos também algumas sugestões de tasquinhas para se deliciar com os petiscos. A Taberna do Artur, a Taberna 27, o Escondidinho, Tasca Mariazinha – o Gasparinho e a Tasca das “Fodinhas” com um cardápio peculiar, inventado pela proprietária, que diverte todos os visitantes.
Uma vila cheia de encantos que conquista milhares de pessoas. Se ainda não a conhece, o que está à espera?
in. Revista Rua